viernes, 20 de septiembre de 2013

Canto Harmonico 1ra entrada, introdução e presentação da materia

Este Blog vai explorar diferentes aspectos do Canto Harmonico.  É meu esforço por sistematizar os estudos que faz para começar a dar aulas regulares de Canto Harmônico.

Em esta primeira entrada vou expor algumas questões básicas, por exemplo, porque é que é uma pratica Transcendental, também ver como faremos Canto Harmônico numa roda.

Vamos aprofundar muito na matéria, há muito por partilhar. 
Por exemplo, dicas praticas para o alongamento das 5 cordas que temos na face: lábios, boca, língua, nariz e garganta. 

Aprender outras coisas que estive estudando.

Analisar diferentes vídeos de outros investigadores que posteam no Youtube.

Escutar musicas de diferentes cantos do mundo para mergulhar em profundidade nas possibilidades criativas e recreativas do Canto Harmónico.

Faremos monte de vídeos com nossas praticas e também com nossas impressões!!!! 
Vamos criar um feedback absolutamente enriquecedor.  Nos faremos filmagens  aprendendo juntosTeremos vídeos com opiniões, exposição das aulas, exposição de dúvidas, respostas das perguntas.

Todo mundo está convidado participar.  Realmente NO CANTO HARMONICO TEMOS FERRAMENTAS REVOLUCIONARIAS.  De aqui a pouco a bola estará rolando e só vai crescer.

Estas são umas palavras introdutórias para a primeira entrada. 
Já vamos entrar direto ao profundo conhecimento que vamos partilhar para caminhar juntos.

Minha metodologia de trabalho sempre é aperfeiçoar o que faz corrigindo, melhorando, reacomodando.  Assim que o que aqui olha vai melhorar.

As sugerenças, dúvidas, correções, aportes são totalmente bem-vindos.  Por Amor me ajudam melhorar este espaço que é nosso.  O Canto Harmonico é importante demais e tem que crescer sua teoria e pratica ate que seja algo de todos os dias.


DESEJO AMOR PARA TODOS OS CANTOS DA TERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Unir-se em Canto Harmónico é uma experiência INACREDITAVEL.  ESPETACULAR.
Da alegria, relaxa extremadamente.  Sente-se Transcendência Espiritual.
É uma experiência imediata, não precisa de muita teoría.
O Canto Harmónico é uma pratica extremadamente simples que se faz na hora.
Só precisa-se de extroversão para experimentar.
Ainda sem conhecimentos de musica se tem uma experiença Trascendental!!!  Sempre da certo, é inacreditável mesmo!!!!!
O que acontece durante o Canto Harmonico produce uma transformação interior gigante.

Para enxergar direto nas possibilidades Transcendentais do Canto Harmonico procuraremos numa roda que todas as vozes se voltem uma só
O centro da prática é manter-se  todas as vozes unidas.  Ainda quando há mudança na vogal,  no tono ou no nível de voz. 

Por exemplo:  se está acontecendo uma vogal `Ahhhhh aguda´, todos vamos procurar fazer a mesma `Ahhhhhh aguda´.  E quando mude o som seja ele onde for, por exemplo
`iiiiihhhhh grave´ todos vamos fazer `iiiiihhhhh grave´.  E quando o som volte a mudar,  por exemplo ´eeeeehhhhh muito nasal grave´, todos vamos fazer ´eeeeehhhhh
muito nasal grave´.

É simples entender que uma roda de 5 pessoas vai ter 5 vozes diferentes. 
Mas a novidade é que as 5 vozes diferentes podem  voltar-se uma só voz.  E assim ter uma experiência espiritual Transcendente.
Quando as 5 vozes voltam-se só uma, lá experimenta-se a transcendência.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para experimentar a união transcendente com a voz as pessoas  temos que manter-nos juntas, mas não estagnadas na repetição constante de uma mesma vogal
É necessária a mudança de vogal e de tono.  Porque se só mantemos Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh indefinidamente, volta-se chato rapidinho, por isso é necessário mudar de som.  Assim cria-se a música, uma viagem, um som inacreditável.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos falar sobre as mudanças de vogais na pratica: 

Como é isto da mudança de uma vogal tono e ritmo para outra???  Como se faz, quando, etc.???
A dica é que todos fiquem juntos num  mesmo som por um tempo, logo pode-se mudar para outro som e ficar outro tempo todos juntos, para logo mudar.
Só procurar que todos cheguem unir-se num mesmo som, não tem rigidez em quanto tempo tem que ser para mudar, pode ser 2 segundos, ou 3, ou 5, ou 10, e assim.

Também saiba que pode se mudar para qualquer vogal em qualquer tono e qualquer nível de voz. 
Não tem rigidez ou estrutura na hora de `que fazer logo de certa vogal´, pode ir livre ate qualquer vogal ou tono.  O importante é que todos logo da mudança, mudem para manter-se juntos.

(Quando se explora por certo tempo a união da roda na voz, abre se a porta para a improvisação.  Realmente chegar a esta segunda etapa de improvisação é o objetivo. 
Depois falaremos mais ao respeito)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escutar é fundamental nesta pratica porque o foco é alcançar a união, chegar que todas as vozes fiquem juntas. 

Uma dica importante é não mudar constantemente porque  quebra a união.  Mudar, e mudar, e mudar, sem esperar a união quebra a harmonia geral, e isso é ruim.

Outra dica:  você é livre de propor uma mudança de vogal e tono em qualquer momento logo da união.  Mas se acontece que você muda e a roda não vai para a nova proposta você tem que voltar para manter a união.

O mesmo, se alguém e você mudam mas a roda geral não junta-se com vocês, então você abandona quem mudou para voltar na união da roda (assim quem mudou primeiro também muda porque ficou sozinho).

Também pode acontecer que tem 2 mudanças ao mesmo tempo. 
A solução é simples, não tem stress, toda a roda esta querendo explorar a união, naturalmente você muda para onde sente e aquilo vai crescer porque você fez foco.  Então a união vai voltar porque aqueles que foram em outra direção vão voltar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por que procurar a união sobre todas as coisas???
Porque estamos conhecendo o começo da pratica.  E temos que começar por algum lugar.

Pode criar-se união na diversidade, precisamente isso faz a musica, só que no novo é difícil propor diversidade.

O que estamos procurando com o canto harmónico é uma experiência de união transcendental.
Então vamos construir devagar a união da roda para aprender e criar juntos.  Escutando, com paciência, não vamos querer fazer uma musica X, mas sim aprender pelas
propostas da roda mesma. 

Alguém pode falar -`por que não fazer acordes com a voz na hora de fazer canto harmónico?´
Fazer acordes significa ter conhecimento musical, ter pratica musical, bom ouvido e firmeza de caráter.  Não todo mundo tem isso no começo. 
Alguém pode ser que tenha o ouvido como para imaginar a partir de qualquer tono qual é um possível acorde, mas não todo mundo na roda vai estar capacitada. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Canto Harmónico é uma FERRAMENTA GIGANTE PARA TIRAR O EGO.  DEIXAR DE PENSAR.
Na pratica cada membro da roda vai ficar ao menos 1 minuto escutando e viajando com o som que esta rolando.  Procurando a união.  
Ao concentrar-se cada um em escutar para unir-se numa só voz, o ponto de equilíbrio de cada individuo está nos demais ao redor dele.  A harmonia é o resultado de reconhecer e respeitar o espaço de cada um.
É inacreditável como deixa-se de pensar em menos de 1 minuto.  Se volta automático o fluir.  Indo onde está indo o som, e vindo também.  A maioria das pessoas não conhecem o lindo que é estar fazendo uma coisa sem pensar, só fluindo.  O Canto Harmónico é fundamental para a evolução coletiva da humanidade.  E de aqui a pouco muitos vamos colaborar ativamente em seu desenvolvimento.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também é necessário assinalar que quando nos voltamos uma só voz sente-se monte de monges ao redor.  Sentem-se multidão de vozes ao redor, você abre os olhos para ver de onde sai, mais escuta sem poder precisar de onde sai.  É inacreditável.
Também rodea a sensação de estar num monastério, parece coisa maluca, mais só é questão de experimentar.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario